topo_site_4causascriancadocontra

4 causas pelas quais a criança é sempre do contra

Existem inúmeras causas pelas quais o nosso filho pode estar agindo sistematicamente sempre do contra. A gente aponta 4 delas.

Fases próprias da infância e adolescência: o desenvolvimento cognitivo e emocional dos nossos filhos passa por uma série de etapas ou fases em que eles se mostram caprichosos, reclamões e facilmente irritáveis.

São fases que os pais devem conhecer e administrar adequadamente para evitar que os conflitos próprios dessa idade se tornem crônicos. É normal a teimosia e o comportamento oposicionista entre os 2 e 4 anos, na conhecida fase das birras. De novo, por volta dos 7 – 9 anos, e um pouco depois na adolescência, volta a viver momentos de auto-afirmação e protestos.

subtitle_4causascriancadocontra_1

Formas rígidas de educar: os pais com estilos rígidos, autoritários e punitivos podem produzir o efeito contrário do que se pretende. As crianças podem se voltar contra os limites, normas e figuras de autoridade. Ser mais flexíveis, afrouxar diante algumas demandas e empatizar com o que sentem e desejam pode ajudar a diminuir os protestos.

subtitle_4causascriancadocontra_2

Aprendizagem de comportamentos negativos: a melhor fonte de aprendizagem para uma criança é a observação. As crianças vivem permanentemente observando, imitando e colocando à prova comportamentos que vêem e ouvem, sejam adequados ou não. Sob essa premissa a gente pode entender como a demonstração de chateação como a ‘cara ruim’ ou os protestos sejam condutas aprendidas. Atenção ao modo de proceder diante deles para não contagiá-los com nossa negatividade.

subtitle_4causascriancadocontra_3

Ciúmes: os ciúmes são outro fator a ser levado em conta, já que podem mudar o comportamento da criança de um modo quase radical; um menino que até agora era um encanto, de repente passa a ser um reclamão e está sempre do contra em todo o momento. Acontece que provavelmente necessita se sentir atendido e o protesto é o seu modo de chamar a nossa atenção.

O que fazer se o nosso filho é sempre do contra ?

subtitle_4causascriancadocontra_4

Em resumo, os protestos dos das crianças são um modo de crescer, de se tornarem ‘mais velhos’, de se auto-afirmarem e construir seu próprio eu. Na realidade não é tão ruim que protestem nos indicando que tem outro ponto de vista ou necessidades, sempre e quando isso não seja uma constante nas nossas vidas que dificulte a convivência familiar.

O melhor que podemos fazer diante de uma criança que está sempre do contra é manter a paciência e não entrar em discussões fúteis. Os pais devem se adequar ao seu nível de idade e tentar entender que o desacordo existe em todos os âmbitos da vida, mas que nem sempre podem conseguir o que desejam.

Diante de protestos constantes e de alta intensidade devemos buscar ajuda especializada; é muito provável que por trás de todos esses protestos se esconda um problema muito mais grave ou estejamos nos equivocando no nosso modo de educar.

Fonte: Guia Infantil