topo_site_5brincadeiras

5 Brincadeiras que comprovadamente fazem seu filho mais feliz

Antigamente, brincar era o melhor momento do dia para todas as crianças, ali elas aprendiam a ter limites, união, parceria e compreendiam que nem sempre elas poderiam vencer, mas também aprendiam da forma mais divertida que vencer não era tudo, mas participar, viver e seguir adiante, era a parte mais importante do lazer. As crianças não eram apenas felizes, eram saudáveis, não tinham medo de cair e sabiam muito bem se levantar, sentiam prazer em estar próximas à natureza e tinham gratidão pela vida.

Infelizmente, hoje encontramos muitas crianças distantes, tristes, agressivas e até vazias, essas são crianças conectadas com o mundo virtual, sempre sentadas numa cadeira, sem postura alguma, buscando no mundo virtual amigos que na maioria das vezes nem sequer existem.

O maior problema de muitos pais é que eles estão tão preocupados em suprir com as necessidades físicas da família que esquecem do bem-estar emocional. Levar brincadeiras ao lar proporciona felicidade aos filhos e mais união entre a família, pois é no brincar que a vida fica mais divertida. As crianças só irão aprender que brincar agrega valor à vida se os seus pais tiverem tempo de qualidade para ensiná-las.

A falta de valorização do brincar contribuiu para a realidade que vivemos hoje: as brincadeiras estão entrando em extinção. Brincar, porém, é um momento sagrado.

De acordo com o site Brasileirinhos, existem 5 brincadeiras que tornaram-se tão importantes na infância que hoje são consideradas parte do folclore brasileiro, são elas:

  1. Amarelinha

subtitle_5brincadeiras_1

Essa brincadeira é um clássico da infância, conhecida em muitas regiões como: sapata, maré, academia, avião, etc. Para brincar de amarelinha é preciso desenhar no chão com giz, formando uma cruz, com um semicírculo em uma ponta, onde escrevemos a palavra céu e na outra ponta escrevemos inferno; depois vem a área de descanso, chamada de braços, onde é permitido equilibrar-se sobre os dois pés. Para finalizar, a área do quadrado.

  1. Cama de gato

subtitle_5brincadeiras_2

Essa brincadeira é feita com barbante. Você trança um cordão entre os dedos das duas mãos e vai alternando as figuras formadas, ela é conhecida em muitos países.

  1. Pipa

subtitle_5brincadeiras_3

Conhecida por muitos nomes como: papagaio, arraia, raia, quadrado, pipa… As pipas são tão clássicas que mesmo adultos, ainda costumam brincar com elas. Tanto para os adultos como para as crianças elas proporcionam desafios, seus tipos são variados e são produzidas com varas de bambu, folhas de papel e linha.

  1. Peteca

subtitle_5brincadeiras_4

Essa brincadeira criada pelos índios também está na lembrança de muitos adultos, tanto que muitos usavam a seguinte frase para sobrepujar as tristezas da vida dizendo: “só não deixe a peteca cair”. Infelizmente, ela não é mais presente na infância de muitas crianças desta nova geração.

Para brincar de peteca forma-se uma roda e muitas crianças se juntam para rebatê-la. O segredo é não deixar a peteca cair.

  1. Ciranda

subtitle_5brincadeiras_5

A famosa ciranda foi uma de minhas brincadeiras favoritas na infância, uma dança infantil, todos faziam uma roda cantando e girando da seguinte forma:

Ciranda, cirandinha

Vamos todos cirandar

Vamos dar a meia volta

Volta e meia vamos dar

O anel que tu me deste

Era vidro e se quebrou.

O amor que tu me tinhas

Era pouco e se acabou.