Zastras - Notícias - Julho - Semana 3 Banner

Como organizar os brinquedos da criançada

É comum as mães ficarem de cabelo em pé na tentativa – quase sempre frustrada – de manter o quarto dos pequenos organizado ou, pior ainda, deixar o espaço “apresentável”, sem afetar a decoração caprichada.

Segundo a personal organizer Valéria Duarte, antes de repensar a organização, é preciso fazer o descarte e a “setorização” dos brinquedos. “É importante separar os brinquedos quebrados, os que faltam peças e os que não são mais utilizados”, lista. Só depois é que os brinquedos podem ser, de fato, guardados.

Ao escolher os materiais utilizados no quarto, certifique-se da segurança e funcionabilidade de cada peça. “No quesito segurança, é necessário evitar cantos vivos que provoquem batidas graves em pernas, braços e cabeça. Vidros, espelhos e objetos cortantes deixados ao alcance das mãos da criançada também devem ser evitados, assim como as tomadas de força”, lembra o arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris.

Zastras - Notícias - Julho - Semana 3 imagens 1

A cama pode ser cercada pelos brinquedos preferidos da criança. Aquiles Kílaris, por exemplo, no projeto acima, colocou dois criados-mudos na lateral da cama. As gavetas servem para guardar livros e brinquedos menores. Atrás da cama foi montado um painel com nichos para acomodar as pelúcias preferidas. O painel faz a vez de cabeceira e ainda serve como abajur para iluminar o quarto à noite.

“A ideia é concentrar em apenas um ambiente os brinquedos preferidos. O grande desafio é tornar o espaço acessível aos menores, com recursos que possibilitem sua organização quando a brincadeira tiver acabado. Não podemos esquecer que as crianças crescem. Por isso, esse espaço deve ser pensado para que, no futuro, tenha outra finalidade como, por exemplo, um quarto de estudos”, ressalta.

Zastras - Notícias - Julho - Semana 3 imagens 2

Para Aquiles, prateleiras, gavetões e nichos são itens indispensáveis em quartos infantis, pois otimizam a organização dos brinquedos e trazem praticidade ao dia a dia.

“Os projetos preveem uma organização simples, que facilite o acesso da criança aos brinquedos. E os nichos e gavetões auxiliam nesse processo”, explica.

Zastras - Notícias - Julho - Semana 3 imagens 3

Outro item essencial é a caixa organizadora. A infinidade de modelos disponíveis permite que diferentes caixas sejam usadas para acomodar cada tipo de brinquedo.

“Depois de setorizar os brinquedos, utilize cada caixa para uma categoria. É importante ensinar para a criança que, após retirar o brinquedo, ele tem que ser recolocado nas caixas”, lembra a personal organizer Valéria Duarte.

De acordo com ela, é possível, com a ajuda de um marceneiro ou serralheiro, fazer trilhos para transformar essas caixas organizadoras em gavetões. As caixas podem ser agrupadas na parede ou colocadas debaixo de outros móveis.

Zastras - Notícias - Julho - Semana 3 imagens 4

Mais uma opção para garantir que o quarto sempre fique organizado é distribuir os brinquedos em um móvel baixo, de fácil acesso para as crianças. Valéria sugere o uso de uma sapateira, estante ou até uma fruteira. “Podem ser feitas plaquinhas de madeira, descrevendo o tipo de brinquedo que fica em cada ‘andar’, sugere.

(Fotos: Aquiles Nícolas Kílaris e Valéria Duarte/ Divulgação)

Fonte: Disney Babble