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Dicas para melhorar a imunidade de seu filho

Tem vezes que os filhos pequenos ficam doentes seguidas vezes, deixando toda a família preocupada.

Nada melhor do que apostar em uma alimentação saudável para aumentar a imunidade deles e deixá-los mais resistentes a vírus e bactérias.

Veja algumas dicas da nutricionista Fernanda Scheer, que vão deixar as crianças mais fortes:

1. Sucos verdes

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Utilize frutas frescas como laranja, abacaxi, melancia, melão + um vegetal como couve ou espinafre.

2. Abacate

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Esta fruta é supernutritiva: ofereça inicialmente uma colher de chá puro, ou com banana amassada para ir acostumando ao paladar.

3. Fibras

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Uma colher de linhaça dourada, gérmen de trigo, farelo de quinoa, chia ou aveia também podem ser incluídos na dieta dos pequenos, pois são bastante nutritivos. Mas, lembre-se que o ideal é apenas uma colher, que pode ser colocada nas frutas, panquecas ou bolos.

4. Evite laticínios

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Essa dica vale principalmente para a criança que já está com muito catarro e precisa expectorar. Evite leite, queijos e iogurtes, pois eles aumentam a quantidade de muco produzida pelo corpo. A nutricionista sugere trocar leite de vaca por leite de arroz, aveia ou de soja nesse período.

5. Evite os “antes”

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Produtos com corantes, espessantes e conservantes devem ser evitados. Eles estão em vários produtinhos de pacotes, como suco de caixinha, bolachas e salgadinhos, veja na descrição da composição deles! Todos estes produtos também aumentam a produção de muco.

6. Vegetais e frutas coloridas

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Aproveite para oferecer aqueles que têm mais antioxidantes, como brócolis, tomate, cenoura, espinafre, couve, uva, laranja, abacate, morangos (de preferência orgânicos), maçã e limão (em sucos).

7. Líquido

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Ofereça muitos líquidos, principalmente água ou água de coco natural.

8. Maçã e cebola

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Os dois são ricos em quercetina, um flavonoide que protege o corpo de vírus e bactérias oportunistas e ainda tem uma função anti-inflamatória das vias aéreas.

9. Temperos naturais

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Salsinha, orégano, alecrim, tomilho, canela, hortelã, gengibre e manjericão são ótimos coadjuvantes na prevenção ou na recuperação de gripes e resfriados, além de terem muitas vezes propriedades expectorantes. A nutricionista recomenda o uso em pequenas quantidades em preparações salgadas, frutas, sucos ou na forma de chás.

10. Proteínas

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Carne, frango, peixe, ovo caipira e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico) são ricos em zinco, nutriente que combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico.